segunda-feira, 13 de julho de 2009

A Cruz de Toulouse – Erroneamente chamada de Cruz Cátara

A Cruz de Toulouse – Erroneamente chamada de Cruz Cátara

.

Esse brasão era da família de St-Gilles, da Casa de Tolosa na idade média.




Armas dos Condes de Toulouse. Walford's Roll, Parte1, c.1275. Oxford: Versão II, Leland's. Bodleian MS Top Gen C1 (3117), coletânea Lelandii.




A moderna (1960) estela na montanha: A inscrição em francês traduz: estela erigida pela Sociedade de Estudos e memória Cátara, Primavera 1960.




A Cruz de Toulouse é muitas vezes referida, em especial por serviço turísticos, como o como a “Cruz Cátara”.

Não há nenhuma justificação para isto. O Cátaros detestaram todas as representações da Cruz Cristã.

Eles consideraram isto não mais que um instrumento de tortura - e achou adoração de um instrumento de tortura tão ofensivo quanto fazem os racionalistas modernos.

A ideia de que Cátaros poderia ter adotado qualquer forma de cruz não é sustentável pela evidência, e é impossível dadas as suas crenças. Você pode ter certeza de que quem fala com você sobre Cruzes Cátaras, ou tentar vender-lhe uma, não sabe nada sobre a Cruz de Toulouse, os Cátaros, ou a história do Languedoc.

Embora seja um erro ao remeter para a Cruz Toulouse como uma "Cruz Cátara", por uma coincidência, é em termos de heráldica, literalmente (Cruz Vazia) uma idéia que corresponde bem a Teologia Cátara, uma vez que os Cátaros acreditavam que Jesus não foi crucificado.





Esse tipo de cruz também as vezes é apresentada como Cruz Cátara.




A Cruz de Toulouse também são encontradas em placas metálicas como esta, ornada com representações do seu desenvolvimento através da história.