terça-feira, 2 de junho de 2009

Símbolos Cristãos ou Maçônicos ?

Irei atualizar esse artigo paulatinamente para inserir maiores informações sobre alguns símbolos que foram usados no cristianismo e são associados a maçonaria.


Zodíaco: o zodíaco representando as constelações, Deus sobre o tempo e a história, podemos encontrar em mosteiros beneditinos.

Triângulo com olho no centro (conhecido também como "olho que tudo vê" que associam ao olho de hórus) : aparece também na iconografia bizantina como uma representação da Trindade, onicisnciência da presença divina.



O Tau Franciscano: tem um significado bíblico (Ezequiel 9, 1-7) e extra bíblico, perfeição meta propósito, que não se afasta também do seu significado salvífico da cruz primitiva. Apesar de não ter sido criado São Francisco herdou e atualizou seu significado. [1]

O Pelicano: foi usado também para representar Jesus, seu sacrifício, ele é citado na bíblia (Salmo 102) e na sua forma extra bíblico também era conhecido como pássaro que alimenta suas crias com seu próprio sangue até a morte se necessário.


Esquadro, compasso, régua marrete, etc.:

A igreja de são José dos carpinteiros, mantida pela confraria da bandeira do patriarca São José dos carpinteiros e pedreiros de Lisboa tem todos esses símbolos, representam instrumentos de heráldica dos ofícios mecânicos.


Existe também outros símbolos ligados ao ofício de alfaiate. [2]


Caveira: GÓLGOTA
O termo aramaico significa "lugar do crânio"ou da caveira (em latim Calvaria, donde "Calvário"); é o lugar onde Jesus foi crucificado (Mateus 27,33 João 19,17). Era uma pequena colina, fora dos muros de Jerusalém, onde os condenados eram executados. [3]



______

[1] http://www.franciscanos.org.br/carisma/simbolos/tau.php

[2]
Laghans, Corporação dos ofícios mecânicos
Sons, formas, cores e movimentos na modernidade Atlântica
Por Júnia Ferreira Furtado, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em História
[3] Dicionário Bíblico: http://www.bibliacatolica.com.br/dicionario/7.php



Anexo




Os Símbolos

Impedidos de professar a fé abertamente, os cristãos serviam-se de símbolos, que pintavam nas paredes das catacumbas e, com mais freqüência, gravavam nas placas de mármore que lacravam as sepulturas.
Os símbolos e afrescos são como um Evangelho, um sumário da fé cristã.

Ao transformar-se na religião do império romano, o cristianismo guardou muito dessa arte primitiva, que foi reformulada a partir de controvérsias teológicas, que disciplinaram a linguagem simbólica ou icônica.

Os símbolos cristãos mais importantes são:

o Bom Pastor com a ovelha nos ombros representa Cristo Salvador e a alma salva por Ele. Esse símbolo está freqüentemente presente nos afrescos, nos relevos dos sarcófagos, nas sepulturas e estátuas;

a orante: essa figura representada com os braços abertos simboliza a alma que já vive na paz divina;
Agnus Dei: o sacrifício de Cristo;

Áspide : o pecado, segundo o Salmo 90, 13;

Alfa e ômega : a primeira e a última letra do alfabeto grego, significam a eternidade de Deus ou Cristo, início e fim de todas as coisas;

Monograma de Cristo - formado por duas letras do alfabeto grego, o X (qui) e o P (rô), entrelaçados. São as duas primeiras letras da palavra grega “Christòs”, isto é, Cristo. O monograma, colocado numa sepultura, indicava que o defunto era cristão;

Unicórnio, a pureza e castidade de Maria;

Peixe, Cristo - Em grego diz-se IXOYC (iquitìs). As letras dessa palavra dispostas verticalmente formam um acróstico: Iesùs Christòs Theòu Uiòs Soteèr = Jesus Cristo Filho de Deus Salvador. Acróstico é uma palavra grega que significa a primeira letra de cada linha ou parágrafo. É um símbolo, emblema e compêndio da fé cristã.

Cruz, o sacrifício de Cristo;

Cruz, coração, âncora, fé, amor, esperança;
a âncora é o símbolo da salvação, símbolo da alma que felizmente chegou ao porto da eternidade;

riângulo com um olho, a Santíssima Trindade;

Pelicano (aquele que, segundo a lenda alimenta os seus filhotes com a carne do peito), o amor desinteressado;

Pavão (segundo a lenda, imputrescível), a ressurreição da carne.”;

a pomba, com o ramo de oliveira no bico simboliza a alma na paz divina;

a fênix, pássaro mítico da Arábia, que segundo a crença dos antigos ressurge de suas cinzas depois de um determinado número de séculos, é o símbolo da ressurreição.

Entre estes símbolos, a cruz, como ícone de Cristo e da redenção dos cristãos, tem ao longo do tempo, recebido novas formas de representação.

Em contrapartida à obscuridade, à perseguição e ao acanhamento de espaços da época anterior ao Edito de Milão, a arte cristã manifesta-se nos séculos IV e V, através de técnicas mais ricas. Daí chamar-se Arte Triunfal.

http://www.diretoriodearte.com/uncategorized/os-simbolos/


O que foi o Edito de Milão?

02 de abril de 2006
Juan Chapa

Nos primeiros anos do Séc. IV, os cristãos foram de novo perseguidos com furor. No ano de 303, com Galério à cabeça, o imperador Diocleciano, decretou o fato que ficou conhecido como a "grande perseguição", na tentativa de restaurar a unidade estatal, ameaçada, segundo ele, pelo constante crescimento do cristianismo.

Entre outras coisas ordenou que fossem demolidas todas as igrejas cristãs, queimadas as cópias da Bíblia, as autoridades eclesiásticas levadas à morte, todos os cristãos privados dos cargos públicos e os direitos civis, teriam que fazer sacrifícios aos deuses sob pena de morte, etc. Dada a ineficácia destas medidas para terminar com o cristianismo, Galério, por motivos de clemência e de oportunidade política promulgou no dia 30 de abril de 311 o decreto da indulgência, por meio do qual terminavam as perseguições anticristãs. Os cristãos passaram a ter reconhecimento legal e liberdade para celebrar reuniões e construir templos.



Mais detalhes: http://www.opusdei.org.br/art.php?p=16352