sábado, 13 de junho de 2009

São Bernardo de Clairvaux (1090 - 1153)

São Bernardo de Clairvaux (1090 - 1153)

Patrono dos Templários


Redator das Regras Templárias

Autor de Elogio a Nova Milícia (De Laude Novae Militiae)


Teólogo francês nascido em Fontaine-les-Dijon, perto de Dijon, na Borgonha francesa, que se distinguiu nas questões religiosas mais importantes de seu tempo perante papas e reis, sempre apoiando as autoridades eclesiásticas diante das pretensões dos monarcas.

De família nobre, ingressou no mosteiro de Cîteaux (1112) dedicando-se ao estudo da teologia. Fundou a abadia de Claraval (1115), da qual foi o primeiro abade, que chegou a reunir mais de 700 monges em mais de 163 mosteiros em diferentes países europeus.

Apoiou o papa Inocêncio II contra o antipapa Anacleto II (1130) e a pregação da segunda cruzada (1147) sob recomendação do papa Eugênio III e do rei Luís VII da França.

Em seu livro Adversus Abaelardum combateu obstinadamente as teorias do filósofo e teólogo Pedro Abelardo.

Foi canonizado pelo papa Alexandre III (1174) e depois recebeu o título de doutor da igreja (1830).

http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/BernClav.html



Da Consideração


Ao papa Eugenio, Da Consideração (1149-1152)

São Bernardo de Claraval (1090-1153)

Trad.: Prof. Dr. Ricardo da Costa (Ufes)

(...)

E quando é duro um coração? Quando não se rompe pela compunção, nem se abranda com a compaixão, nem se comove na oração; não cede ante as ameaças, nem se encrespa com os flagelos; é ingrato com os bens que recebe, desconfiado com os conselhos, cruel nos julgamentos, cínico diante do indecoroso, impávido ante os perigos, desumano com os homens, e temerário com o divino; dá as costas a tudo, o presente não lhe importa, não teme o futuro. É de coração duro o homem que, do passado, só recorda as injúrias que lhe fizeram; não se aproveita do presente e, do futuro, só imagina a maquinação da vingança. Em outras palavras: é de coração duro aquele que nem teme a Deus, nem respeita o homem.

(...)

Texto Completo: http://www.ricardocosta.com/textos/bernardo2.htm

Da Consideração - Livro II


Ao papa Eugenio, Da Consideração (1149-1152)
Livro II
São Bernardo de Claraval (1090-1153)

Trad.: Prof. Dr. Ricardo da Costa (Ufes)

http://www.ricardocosta.com/textos/bernardo3.htm



De Laude Novae Militiae - Elogio a Nova Milícia


Aos Cavaleiros Templários por São Bernardo



Ouviu-se dizer que um novo gênero de milícia acaba de nascer na terra, e precisamente naquela região onde outrora veio visitar-nos em carne o Sol do Oriente, para que ali mesmo onde Ele expulsou com o poder do seu robusto braço aos príncipes das trevas exterminem agora aos pólos daqueles, filhos da infidelidade e da confusão, por meio destes fortes filhos seus, resgatando também ao povo de Deus e suscitando um poderoso Salvador na casa de David seu Servo

(...)

Avancem em segurança, Cavaleiros, e com almas destemidas, partam em combate aos inimigos da cruz de Cristo, certos que nem a morte nem vida, podem separá-los do amor de Deus que está em Jesus Cristo e repitam a si mesmos nos momentos de perigo: "Quer vivamos quer morramos, somos do Senhor"¹

¹Rom 14:8




Mais algumas traduções:

Sermão 80 sobre o Cantar dos Cantares [1]
São Bernardo de Claraval (1090-1153)
Tradução e notas: Ricardo da Costa (Ufes)

[1] Tradução a partir da edição bilíngüe Obras completas de San Bernardo V. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos (BAC), MCMLXXXVII, p. 988-1001.

http://www.ricardocosta.com/textos/bernardo4.htm


+ + +

Carta de Bernardo a Roberto, seu sobrinho, que mudou da ordem cisterciense para a cluniacense [1]
São Bernardo de Claraval (1090-1153)
Trad.: Prof. Dr. Ricardo da Costa (Ufes)

[1] Tradução a partir da edição bilíngüe (latim-espanhol) Obras completas de San Bernardo VII - Cartas. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos, MCMXC, p. 02-59.

http://www.ricardocosta.com/textos/bernardo.htm





Opera Omnia - Obras Completas

(em latim)

http://www.binetti.ru/bernardus/