quinta-feira, 4 de junho de 2009

Santa Sé não reconhece nenhuma Ordem do Templo (Templários)

ZP06052302 - 23-05-2006
Permalink: http://www.zenit.org/article-11333?l=portuguese

Santa Sé não reconhece nenhuma Ordem do Templo (Templários)


CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 23 de maio de 2006 (ZENIT.org).- A Santa Sé esclareceu que é falsa uma suposta carta do cardeal Angelo Sodano, secretário de Estado, na qual se reconheceria uma Ordem do Templo da qual fariam parte novos Templários.

O falso documento circulou nos últimos meses na Alemanha e assegura o reconhecimento vaticano desta nova ordem de cavaleiros que em alemão leva o nome de «Templerorden». Por este motivo, a Santa Sé recebeu numerosas consultas.

A resposta chegou com uma nota publicada em 21 de maio por «L’Osservatore Romano» na edição diária italiana na qual se afirma que «esta carta é falsa».

«Como é sabido, a antiga Ordem do Templo (Templários) foi suprimida pelo pontífice Clemente V (1305-1314) e nunca foi restaurada por nenhum outro sucessor seu», explica a Santa Sé.

Pelo que se refere às ordens de cavalaria, a nota vaticana confirma que «a Santa Sé, além das próprias ordens eqüestres, reconhece e tutela só à Soberana Ordem Militar de Malta – a Soberana Ordem Militar Hospitalar de São João de Jerusalém, de Rodas e de Malta – e a Ordem Eqüestre do Santo Sepulcro de Jerusalém».


http://www.zenit.org/article-11333?l=portuguese