sábado, 27 de junho de 2009

Papa recebe em audiência Grão-Mestre da Ordem de Malta

ZP09062606 - 26-06-2009
Permalink: http://www.zenit.org/article-21990?l=portuguese

Papa recebe em audiência Grão-Mestre da Ordem de Malta

Um dia depois da festa do padroeiro da Ordem, São João Batista

CIDADE DO VATICANO, sexta-feira 26 de junho de 2009 (ZENIT.org).- Bento XVI recebeu em audiência nesta quinta-feira, pela manhã, Fr. Matthew Festing, Príncipe e Grão-Mestre da Soberana Ordem Militar de Malta, junto a seus acompanhantes.

O encontro aconteceu um dia depois da festa do padroeiro da Ordem, São João Batista – 24 de junho – e durou cerca de 25 minutos.

Durante a audiência, trataram de temas referentes à atividade espiritual, humanitária e diplomática da Ordem, entre eles a estratégia para os próximos dez anos, estabelecida durante o seminário estratégico internacional da Ordem de Malta, realizado no último mês de janeiro em Veneza.

Também falaram do diálogo ecumênico levado a cabo pela Ordem com o patriarcado de Moscou e de Minsk e a assistência médica e social na Terra Santa e no Líbano.

Além disso, tocaram no tema da ajuda prestada diante do terremoto de Abruzzo pelo Corpo Italiano de Socorro da Ordem de Malta (CISOM).

Este grupo, formado por cerca de 2 mil voluntários (entre equipe médica, paramédica e socorristas), manterá sua responsabilidade da gestão dos dois acampamentos enquanto durar o estado de emergência.

No sábado, 20 de junho, Fr. Matthew Festing visitou Abruzzo pela segunda vez, depois de estar lá com os 700 desalojados acolhidos nos dois acampamentos, de San Felice d'Ocre e de Poggio di Roio, organizados pelo CISOM perto de L’Aquila.

Desde a primeira hora da manhã do dia 6 de abril, 67 voluntários – médicos, enfermeiros e socorristas especializados do CISOM – chegaram até o lugar do terremoto.

Cada dia, os voluntários da Ordem de Malta preparavam e distribuíam as refeições a aproximadamente duas mil pessoas, vítimas do terremoto.

Durante a audiência com o Papa, falou-se dos esforços da Ordem em Lampedusa, onde, em colaboração com a guarda costeira italiana, socorre os imigrantes no Estreito da Silícia.

Trataram também do trabalho humanitário nos campos de refugiados no Paquistão e no Sri Lanka e para a reconstrução de moradias em uma ampla região de Mianmar, afetada há um ano pelo ciclone Nargis.

Bento XVI também elogiou a atividade da Ordem e animou seus membros a manter-se fiéis ao carisma de testemunho da fé e a atenção aos pobres e doentes.

No final da audiência, o Grão-Mestre entregou ao Papa uma medalha comemorativa da Ordem de Malta.

O pontífice cumprimentou os membros do Soberano Conselho, o governo da Ordem, a maior parte dos quais foi confirmada para outros cinco anos no último capítulo geral, realizado em Roma nos dias 8 e 9 de junho.

Após o encontro com Bento XVI, o Grão-Mestre se reuniu durante 40 minutos com o secretário de Estado vaticano, o cardeal Tarcisio Bertone.

A Ordem Soberana e Militar Hospitalar de São João de Jerusalém, de Rodes e Malta, fundada em Jerusalém há 960 anos, é uma entidade de direito internacional e de ordem religiosa da Igreja Católica.

Mantém relações diplomáticas com 100 Estados, entre eles a Santa Sé e a República Italiana. Tem 18 representantes oficiais e observadores permanentes nas Nações Unidas, na União Europeia e em numerosas organizações internacionais.

A Ordem está estabelecida em 54 países e conta com 12 grãos-priorados e subpriorados e 47 associações nacionais, além de numerosos hospitais, centros médicos, ambulatórios, corpos de socorro, fundações e estruturas especializadas que operam em 120 países.

Seus 12.500 membros e 80 mil voluntários, apoiados pela equipe de alto nível profissional, composta por outras 13 mil pessoas – médicos, enfermeiros, auxiliares e colaboradores –, dedicam-se a assistir os pobres, os doentes e todos os que sofrem.


[Para mais informação sobre a Ordem de Malta: www.orderofmalta.org]





___________________________



A matéria também está no website da Ordem de Malta com as fotos:

http://www.orderofmalta.org/site/notizia.asp?IDNotizia=487&idlingua=1